sábado, 9 de abril de 2016

O perigo de se polarizar ou A importância de se ter equilíbrio na vida


Depois de um tempo sem publicar nada, aqui estou eu de volta. Esses últimos dias têm sido bastantes corridos, muitas obrigações a concluir, sem poder fazer nada inclusive nos finais de semanas, já que o tempinho livre que eu tinha, obviamente gastava para relaxar e viver minha vida social. É importante tirar um tempo para si, viver e adquirir experiências, sentir na pele suas escolhas, boas ou más e tirar lições positivas através delas. É o que sempre falo para amigos mais próximos:

"Priorize sempre experiências ao invés de coisas materiais".

É claro para quem lê o blog que eu não nego a importância de bens materiais, do conforto que o dinheiro traz, estabilidade e a felicidade que certos bens nos trazem, mas isso, ao meu ver, nunca vai substituir os benefícios de experiências. Muito melhor que comprar um carro caríssimo, que vai lhe custar muito caro ao longo do tempo (carro é um passivo que perde o valor a cada ano, além de gerar gastos com manutenção, gasolina, seguro etc. Carro caro aqui no BR só vale à pena se você já tiver IF) seria você investir em uma viagem para um país que você sempre quis, conhecer lugares novos, pessoas novas, se divertir. Inclusive, nos EUA, por exemplo, você pode fazer uma road trip com algum carrão alugado que sai muito mais barato que comprar carrão aqui no BR. Recentemente um amigo meu conseguiu andar em um Mustang novinho em folha lá nos States. Aliás, aí é carro de verdade! Os carros considerados tops aqui são bem medianos lá fora, só para sentir o quanto brasileiro é ferrado, pagam uma fortuna só para conseguir um carro considerado mediano...

Imagine você fazendo uma Road Trip com essa paisagem de fundo, com uma gatinha ao lado e esse Mustang lindo sobre seus domínios...

Obviamente, se você for uma pessoa honrada e com princípios morais corretos, não vai cair naquela velha história esquerdista de relativismo moral de "fazer o que te faz feliz" como muleta de apoio para esse conceito de experiências que falei. Nada de querer sentar no colo de algum bandido e cheirar pó até fritar seu cérebro, nem se entupir de merda e ferrar com sua saúde ou virar defensor de bandido como os petistas. Na verdade, verdade mesmo, você até pode fazer isso, mas não aconselho... E se fizer, arque com as consequências dos seus atos sem choro, seu merda.

Mas o que quero dizer é que, experiências boas e positivas são as que te acrescentam para seu desenvolvimento pessoal. Somente essas te ensinam algo positivo. Algumas delas são: trabalhar honestamente, ajudar o próximo, trocar conhecimentos com alguém mais instruída e menos instruída também (não se ache o sabichão que sabe de tudo), ensinar algum juvena lições valiosas, ajudar o pai ou a mãe com trabalhos honestos, conversar com pessoas mais velhas da família como os avôs e avós e até se relacionar com uma mulher boa (pau nos seus rabos, misóginos!!!).

O equilíbrio

Entretanto, tenho notado desde alguns anos atrás, principalmente nas redes sociais, o surgimento de pessoas polarizadas de diversas formas e diferentes áreas da vida. É impressionante como atualmente existem vários perfis de pessoas polarizadas, que se fecham nesse estado e ficam se auto-depreciando ad infinitum

Não é difícil de achar, seja na literatura ou até por ditos populares, as consequências dessa fixação comportamental/espiritual. A mais famosa delas com certeza é:

"Tudo que é demais é veneno".

E é. Toda e qualquer polarização é prejudicial à pessoa, pois o nosso planeta vive em constante mudança de estado, as pessoas vivem em constante mudança de estado, você mesmo vive em constante mudança de estado. Quem se mantém fixo em um padrão comportamental/espiritual não irá acompanhar essas mudanças de estados e quebrará a cara mais à frente. Se manter polarizado, em outras palavras, é nada mais nada menos que ser extremista, só que não apenas ser extremista no lado ruim, como muitos pensam que extremistas são. É também ser extremista no lado bom. Quem for excessivamente bom, não será nunca uma pessoa justa.

Um ser justo não é polarizado, mas é um ser maleável, que flutua nas mudanças de estado à sua volta. Sabe a hora de ser uma pessoa boa, carinhosa, amável, receptiva e também sabe a hora de ser cruel, firme, forte, determinado e impiedoso. Ele é mais como um espelho, que reflete de forma até mais forte as ações ao seu redor, ou como um barco no meio do mar, que flutua sobre as águas conforme as turbulências passam por ele. Ou, para citar um grande mestre da vida, ele é mais como a água:

"Não se coloque dentro de uma forma, se adapte e construa sua própria, e deixa-a expandir, como a água. Se colocarmos a água num copo, ela se torna o copo; se você colocar água numa garrafa ela se torna a garrafa. A água pode fluir ou pode colidir. Seja água, meu amigo." (Bruce Lee)

O que importa é como será sua reação às ações ao seu redor. Só quem não é polarizado, sabe agir da melhor forma.

Sobre ser maleável e equilibrado, Nessahan Alita deu um bom exemplo desse conceito aplicando ao relacionamento com as mulheres em seu livro Como Lidar com as Mulheres:

"Acontece que a lida com as mulheres não é tão fácil assim como supõem os desconhecedores. Não basta assumir a postura do homem durão, unilateral e pronto. É necessário muito mais: saber recompensar os bons comportamentos, corresponder à sinceridade, ter atitudes protetoras firmes, ter maleabilidade, alternar a conduta, ser capaz de aceitar, ser adaptável etc.

Um ponto que causou equívoco foi a rejeição. Não devemos rejeitar a mulher quando ela vem até nós e se oferece sinceramente, mas sim aproveitar a oportunidade e retribuir. Apenas devemos rejeitá-la quando percebemos indícios de alguma armadilha, esperteza ou velhacaria emocional como, por exemplo, quando se oferecem para nos atrair e nos desprezar em seguida. Enquanto não houverem indícios, devemos aceitar a aproximação e aproveitar".

Nessahan Alita, mostra por esse exemplo, que se manter polarizado em um padrão comportamental rígido e frio por muito tempo só trará más consequências ao homem em seu relacionamento, nem tampouco se manter como um homem bondoso por tempo demais. Mas sim flutuar com as atitudes da mulher. Quando ela está sincera, carinhosa e amável, retribuir até melhor do que ela fez com você (sem viadagens), mas quando começa a ficar fria sem explicações, fazer joguinhos, te iludir e te fazer de imbecil, retribuir com frieza absoluta até ela pedir arrego (nunca bata em mulher, adote a não-ação).

Em suma, ser como a água é ser uma pessoa equilibrada em suas ações, ela se move conforme as turbulências ao seu redor, não se pondo fixado em algum padrão comportamental e não se identificando com o resultado do que vier acontecer, porque não terá sido sua culpa, que apenas refletiu a ação imposta a ela. Dessa forma ela será a mais justa, inatingível e inigualável possível. Esse foi o caminho ensinado, por exemplo, por Jesus e Buda. Um caminho de equilíbrio, aceitação, neutralidade, não-identificação e não-ação.


O Caminho do Equilíbrio

  1. Aceitação da verdade
  2. Não-identificação (não se identificar ou se iludir)
  3. Não-ação (não forçar contra uma situação, aceite-a e se adapte)
  4. Não se polarizar (ser maleável com os distúrbios externos)
  5. Adquirir neutralidade interna
  6. Desfrute os bons momentos, não sofra com os maus momentos. Não deixe nenhum dos dois tomar sua cabeça e tirar seu foco.


Os problemas da polarização (extremismo)

Os polarizados traçam um caminho auto-depreciativo e limitam seus desenvolvimentos pessoais. Eles fecham-se em seus mundos, geralmente ilusórios, tanto de ódio como de um mundo florido irreal. Obviamente isso é extremamente prejudicial para eles, pois como disse há pouco, se mantêm rígidos no mesmo padrão para diferentes situações, resultando em ridicularizações, desprezos, nojo e a perca de várias oportunidades boas em suas vidas.

Alguns exemplos de pessoas polarizadas:

As Feminazis 

Essas são os clássicos. Cada vez mais hoje em dia são desmascaradas e cada vez mais pessoas que caíam em seus papos vitimistas, estão tomando consciência da merda que virou esse movimento.

Não sou contra às mulheres terem o direito de trabalhar, serem respeitadas como seres humanos (e são realmente!), de terem leis primordiais iguais aos homens etc. Isso deve ser feito, como era o que queriam as feministas originais e verdadeiras. E conseguiram na verdade, hoje em dia elas têm isso tudo. Isso é um direito legítimo a ambos homens e mulheres.

Entretanto, esse movimento se atrelou à essa ideologia marxista imbecil e virou o espelho do marxismo, uma luta de classes, que no caso delas, seria algo como mulheres oprimidas vs machistas opressores. Criam histórias mimizentas, choros sem fins, querem privilégios ridículos para as mulheres  e sugar a masculinidade dos homens (e os burros aceitam isso. O resultado está aí, com um monte de maricas chorões). É claro que caíram no ridículo e muitas pessoas hoje estão cientes de suas polarizações e ódio ao masculino, felizmente.

"Há, mas eu sou feminista e não sou assim!". É porque você é a idiota útil, que segue o movimento sem questionar suas ideias malucas e acabam virando polarizadas sem perceber. Mas todas as cabeças pensantes são extremistas louconas, como a Simone Beauvoir. Sou odiado pelas feministas, por criticá-las há um tempo, mas não tenho culpa se afundaram nessa polarização. O choro é livre.

"Todos os homens são porcos!!! Mulheres são iguais aos homens!!!" Incoerência e histeria também são marcas registradas delas


Entretanto, como procuro ser equilibrado e justo, não aliso a cabeça do outro lado. O meu lado, o lado dos homens.

Os Misóginos cuzões

Os misóginos cuzões são os polarizados do lado dos homens. Muito provavelmente já sofreram nas mãos de alguma espertinha trapaceira. Beleza, todo mundo já sofreu na mão de alguma vigarista, é só o que tem por aí hoje em dia. Mas isso serve para nos amadurecer, nos ensinar como escolher uma boa mulher para relacionamento, saber identificar quando uma menina é sincera e quando ela é uma trapaceira. Serve para nos fortalecer e valorizar quando estamos com uma descente. Mas os burros fazem o contrário e se igualam às feminazis peludas: criam um ódio ao feminino. Totalizam todas as mulheres como imprestáveis e deixam de se relacionar com elas.

Porra, não é para odiar a mulher. Mulher não é nosso inimigo, nós somos nossos próprios inimigos, nossa mente são nossos inimigos, nossos desejos, nossas paixões. As mulheres vigaristas (e não as sinceras), aquelas que os misóginos condenam, nos pegam e nos prendem com as nossas próprias fraquezas. Acabemos com nossas fraquezas e elas não nos pegam de jeito nenhum (seja a água, se lembra?) Mulheres tem seu lado ruim, assim como elas têm seu lado positivo (muito bom por sinal). Os homens tem seu lado ruim, assim como tem seu lado bom. Por isso a importância do equilíbrio para nos relacionarmos bem e por isso desses dois perfis (feminazis cabeludas e misóginos cuzões) fazerem tanto mal a ambos os sexos: eles desequilibram o ser e deixam nossas relações uma bosta total. Pra mim essas duas porcarias deixariam de existir agora, o mundo melhoraria muito com isso.

Precisamos delas para nos completar. Eu sou homem, critico as feminazis (que só fazem mal a elas mesmas), mas gosto das mulheres. Gosto de suas companhias, de seus carinhos e de seus jeitos femininos. Ignoro seu lado ruim, mas não deixo me fazerem de otário, retornando as consequências de seus atos nefastos para elas mesmas. É isso que esses misóginos chorões de merda não entendem, equilíbrio, como falado por Nessahan Alita (aliás, ele vivia alertando os perigos das polarizações e bitolações).

Aquiles entregando todo o tesouro dele para Briseis. Isso deve bugar a cabeça dos misóginos hahaha.

Vitimistas



Quem aqui já não está de saco cheio de vitimistas, né? O Brasil está infestado de vitimistas, coitadinhos e chorões. Piorou demais com esse (des)governo de 13 anos dos socialistas petistas, esses ladrões do caralho, que se elegeram com essas ideias marxistas, de opressão, de papai Estado provedor, enquanto enriqueciam às custas do povo e nós se fodiamos. Essa é a pior herança que esses bandidos deixaram para esse país: um bando de vitimistas chorões. 

Não gosto de vitimismo, para mim isso só limita o indivíduo. Sou adepto do realismo com toques de otimismo. Um indivíduo que quer crescer, pra mim, tem sonhos e traça metas para alcançá-lo, independente de sua situação atual. É pé no chão (vertente realista) mas tem sonho de melhorar como indivíduo (vertente otimista). É assim que vencemos na vida. Agora se apoiar em muletas de vitimismo, chorando porque é fodido e depender de papai Estado até para limpar a merda da bunda, aí não dá né, meu camarada?

Até aqui na blogosfera temos pessoas que se polarizaram no vitimismo. Um certo blog aí fez fama usando o vitimismo, e assim como a petralhada, transformou várias pessoas em vitimistas e lunáticos, chegando ao extremo até de comer travestis porque são pobres, feios e betas e as mulheres não prestarem (uma mistura de vitimista com misóginos). Essa história de beta, feio e pobre pra mim é ridículo. Até essa história de ficar se rotulando como alpha ou beta é ridículo. Isso é se limitar, desacreditar em seu potencial. Ninguém cresce na vida se apegando a esses conceitos. Foda-se se é beta, o que você vai fazer pra mudar seu estado atual??? Vai continuar chorando e continuar nesse vitimismo depressivo???

Pego meu exemplo, hoje me chamam de alpha playboy (nem me considero isso, sou bastante normal, mas fazer o que se me chamam assim, né?), mas nem sempre fui assim. O que eu fiz para mudar essa concepção? Fui atrás de me desenvolver, ora porra. Se tivesse se polarizado no vitimismo, até hoje poderia ser chamado de beta (hurrr durr beta hurrr durrr).

Como não se lembrar, ao ver um vitimista chorão, da cena mais foda do filmaço O Poderoso Chefão, quando Don Corleone manda seu afilhado vitimista agir feito um homem? Mito demais.


                              
Características dos polarizados

  1. Se identificam demais com uma situação
  2. Se revoltam ou se iludem demais com a situação
  3. Totaliza toda a situação como se fosse uma verdade absoluta, excluindo exceções e o fato de não ter a capacidade de conhecer todas as possibilidades possíveis
  4. Se polarizam num comportamento com base em seus julgamentos distorcidos
  5. Ignoram os resultados de suas escolhas nefastas, só abrido os olhos em casos extremos
  6. Acha que é o diferentão e chama pessoas equilibradas de idiotas
  7. Tomam decisões ridículas, sem nexo nem razão, apoiados em suas moletas de polarizações
  8. São extremamentes emocionais, não dando voz à razão e agindo muitas vezes por impulso
  9. Acham que a atitude correta é ser extremista
  10. Detém padrões comportamentais extremamente rígidos e fixos, sem maleabilidade alguma
Uma consideração final

Ser como a água, ou seja, ser maleável e equilibrado, está relacionada somente à suas ações, sua mente e seu interior, ou seja o seu ser. Ser maleável e mutável em sua moral e suas convicções é um erro. Uma pessoa autentica e honrada é convicta de seus valores e não as mudam em situação alguma, salvo na exceção de quando percebe que era uma ideia falsa e destrutiva. Sendo maleável na moral, já estará entrando no campo do relativismo moral e isso é um dos maiores males da atualidade e que vem denegrindo todo o ocidente.

A combinação de uma moral forte e firme, honra e equilíbrio interno (ser a água) é a maior combinação para se desenvolver e se erguer como um ser melhor.


Até a próxima.

2 comentários: