domingo, 17 de abril de 2016

Dicas de Livros #2


Hoje vou continuar com a série de dicas de livros para se ler que eu havia começado. São livros que eu li e que me ajudaram bastante no crescimento, em minha humilde opinião. Como falei no artigo antigo, ler é bom pois abre sua mente e te faz questionar o mundo. Claro que se a leitura for boa, porque existem cada besteira por aí que vou te contar...

Então sem muita enrolação vamos aos livros dessa vez.

Os Segredos da mente milionária

T. Harv Eker


Esse livro é um belo tapa na cara daquelas pessoas que são vitimistas, coitadistas e que acham errado enriquecer e buscar o enriquecimento. Ele mostra como funcionam a mentalidade das pessoas ricas e mostram como funcionam a mentalidade das pessoas pobres, apontando como agem cada uma desses tipos de pessoas e o que eles acabam conseguindo com essas atitudes. Coisas como "as pessoas ricas acreditam que fazem sua própria vida acontecer e as pessoas pobres acreditam no acaso" ou "as pessoas de mentalidade rica preferem trabalhar para elas, enquanto as pessoas de mentalidade pobre preferem trabalhar para os outros". É pancada atrás de pancada esse livro, recomendo muito.

Quem pensa enriquece

Napoleon Hill


Eu considero esse cara um gênio. Muito legal o jeito que ele escreve, transmitindo suas ideias de forma clara e objetiva. Esse livro é especial para mim, pois ao contrário do nome do livro, ele não ensina só a forma de enriquecer, mas sim a forma de se ter sucesso. E toda essa ideia está girada em torno de uma coisa muito forte: a mente. Hill descobriu isso convivendo por muitos anos com as maiores mentes empreendedora dos EUA na época, como Henry Ford, Thomas Edinson e Roosevelt, viu um padrão em todas as pessoas bem sucedida. Elas sabiam usar sua mente, sabiam pensar de forma eficiente e usar isso a seus favores.  Esse é outro livro que vai te mostrar várias lições, não só para ganhar dinheiro, mas para a vida em geral.



O Monge e o Executivo

James C. Hunter


Esse livro já tem um tempinho que eu li, mas sempre é válido relê-lo novamente. Ele é bem famoso em cursos de administração, pois ele ensina lições importante sobre a liderança. Mas engana-se que ele se limita apenas a liderança em empresas. Na verdade, quando você ler direitinho esse livro, vai entender que ele ajuda principalmente a encontrar uma liderança interna, uma auto-liderança. Quem já trabalhou ou trabalha em uma empresa, vai perceber que líder são para poucos. E na verdade, deve haver mesmo um menor número de líderes, daqueles que inflamam um considerável número de pessoas e inspiram-na. Mas para cada um, dentro de si ,deve haver uma liderança em sua vida, norteando todas as suas atitudes e colocando-o de volta ao caminho quando você sair dele. Esse livro mostra bem como ela é, inclusive tendo como base os ideais de Jesus Cristo, que foi o maior líder de todos os tempos.

Clube da Luta

Chuck Palhaniuk


Quem já assistiu ao filme Clube da Luta, com Edward Norton e Brad Pitt e achou louco (e genial), vai achar esse livro mais louco ainda. Chuck Palhaniuk é um mestre em mexer com sua cabeça, ele faz fortes críticas à sociedade de um jeito bem cru, louco e imprevisível. Você começa lendo o livro pensando em uma coisa e do nada ele está em outro caminho totalmente nada a ver e inesperado! Esse livro faz diversas críticas ao materialismo, consumismo e até ao modo que americanos usam para fugirem de suas rotinas. Esse livro é decente. 



Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Luiz Felipe Pondé


O primeiro livro da série Politicamente Incorreto que eu trago aqui. E esse é um livro bem filosófico, que traz uma reflexão bem interessante sobre os malefícios que o Politicamente Correto trás. Todo mundo sabe que essa baboseira (que Pondé chama de Praga PC) enche o saco de muitas pessoas atualmente. Não pode falar isso porque é preconceituoso, não pode fazer isso porque é errado, não pode pensar nisso, não pode comer aquilo etc. Esse livro desmistifica essa praga, mostrando seu lado hipócrita e totalitarista. Todo carinha politicamente correto, que vem com esse papo de querer impor respeito de qualquer coisa, no fundo no fundo é um hipócrita e inevitavelmente totalitarista. Apesar de não gostar do pessimismo do Pondé, eu acho que ele foi muito bem nesse livro e expôs toda a falsidade dessa Praga PC.



Sonho Grande

Cristiane Correa


Eu adorei esse livro. Essa é uma biografia especialmente do Jorge Paulo Lemann, que atualmente é o homem mais rico do Brasil e é dono da maior cervejaria do mundo atualmente (que engloba a Brahma, Antártica, Budwiser e Stela Artois por exemplo), dono do Burguer King, Heinz e muitos outros empreendimentos. Esse livro também conta a história dos seus dois principais sócios (esses dois que estão ao seu lado) e como eles chegaram a formar esse Triunvirato. Esse livro ensina como funciona a meritocracia numa empresa, já que o principal lema de Lemann em suas empresas era a meritocracia, premiar os melhores dos melhores, instigar os funcionários a terem ganância e a crescerem junto com eles, foi isso que eles adotaram no começo quando ainda eram banqueiros e manteram quando migraram para outros negócios. Esse livro mostra ainda como um empresário de sucesso rala duro para chegar até onde chega, mostrando para os esquerdosos chorões como trabalha um empresário.



A mentalidade Anticapitalista

Ludwing Von Mises


Começando com os livros de política de hoje, temos esse ótimo livro do mito Mises. Nesse livro, o eterno cavaleiro do liberalismo mostra de maneira clara e com ótimos argumentos, como surgiram essa mentalidade anticapitalista que vemos tanto hoje em dia. Ele mostra como isso começou, onde ela é mais frequente (ele mete umas reais nos intelectuais e artistas), o que eles falam a respeito do capitalismo e porque surgiram esses ressentimento. Mostra também a hipocrisia daqueles que usufruem os benesses do capitalismo, mas denigrem e combatem contra essa ideologia por fora. Atualmente essas pessoas são conhecidas como "esquerda caviar". Um ótimo livro pra entender bem essa inveja desses esquerdistas utopistas e mostrar como é hoje a nossa sociedade invejosa e hipócrita.




O Caminho da Servidão

Friedrich A. Heyek


Esse livro é ótimo. Heyek foi um importante economista liberal que trouxe importantes obras para a escola austríaca. Mas a mais famosa é sem dúvidas O Caminho da Servidão, onde ele relata de maneira espetacular o que acontece com uma sociedade que se sujeita a regimes totalitários. Nesse livro ele mostra como as pessoas perdem as suas liberdades, como se curvam para políticos, como isso ferram com suas vidas e como os políticos enganam as pessoas para buscar o poder e como elas se sujeitam a isso. Heyek critica de forma gloriosa o socialismo, comunismo e o nazismo. Especialmente essa última, ele dedica um capítulo inteirinho destrinchando o nazismo desde antes da chegada de Hitler até o fim dele, provando suas raízes socialistas e aniquilando essa falácia de que era um partido de direita. Indicadíssimo para todos aqueles que querem entender como funcionam as ditaduras e governos totalitaristas que até hoje devastam nações inteiras. 



Por hoje são só esses livros, depois trago mais em outro tópico. Boa leitura!

Até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário